ESTRUTURA E FUNCIONALIDADE DO PALETE

Do ponto de vista estrutural e geométrico, especificamente os construídos em madeira, existem muitos modelos de aplicação, pode ser visto no site da ABNT.

No entanto, a partir dos anos 60 (Século 20) com o comércio recuperando a economia, dois modelos ficaram dominantes:
Tipo “1” - Estrutura por blocos (9), face simples e 4 entradas;
Tipo “2” - Estrutura pro longarinas (3 longitudinal e 3 transversal)

O tipo “1” é largamente utilizado a Europa e na Logística Internacional, e o tipo “2” usado nos EUA e Canadá (60% são desse modelo) exclusivamente para a Logística Comercial. Esses termos dimensionais atuais existem:

1. x 1.200mm
2. x 800 x 1.200mm
3. x 40” x 48”

Os modelos “1 “ e “2” na Europa e o modelo “3” EUA e Canadá. Claro que outros países adotam modelos semelhantes mas não de uso comum.

Detalhes podem ser encontrados nos sites da NWPCA – National Wooden Pallet & Conteiner Association (EUA), ISO – International Organization for Standartization, AFNOR (França) – Associação Francesa de Normatização.

A principal funcionalidade do Palete é a mecanização / automatização da movimentação de produtos, bem como, para otimização de espaços de armazém e agilização nas operações de transportes. Assim, como o container marítimo (ISO) e aéreo (IATA), o Palete cumpre a missão essencial da Produtividade nos Processos das Operações Logísticas

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